sábado, 20 de julho de 2013

Atrasado - aula 02



...como as mudanças no tempo e espaço introduzidas pelos processos pedagógicos virtuais podem influenciar o trabalho docente? E você? Como trabalha com o tempo e o espaço nas atividades de tutoria? Registre essas reflexões no diário de bordo.

Às vezes me pego refletindo sobre isso... Especialmente, nesses últimos dias... Nas três últimas semanas, ministrei aulas na modalidade presencial na Unipace (Universidade do Parlamento Cearense) e pude perceber o quão diferente é você trabalhar sem o auxílio da ferramenta virtual... 
Interessante o fato de que a grande maioria dos professores que hoje trabalham na modalidade de ensino a distância primeiro trabalharam com o ensino presencial e tiveram que transpor as barreiras do hábito para começar a trabalhar com o ensino a distância... Eu fiz um caminho inverso. Primeiro aprendi a trabalhar com os "alunos virtuais" e agora, pela primeira vez, experimentei o ensino presencial...
Eu devo dizer que após o paliativo que estabeleci entre essas duas experiências (ensino presencial versus ensino a distância), cheguei à conclusão que prefiro trabalhar com o ensino a distância e justamente por conta da possibilidade de transpor as barreiras do tempo e do espaço: as possibilidades que a internet me oferece para dispor de mais tempo, de um registro do que estou pensando, dos materiais que utilizo; a possibilidade de trabalhar de madrugada, nos tempos que me são mais produtivos, sem o estresse dos deslocamentos, do trânsito, dos horários... As possibilidades mais ricas de interação com aqueles que geralmente se mantém caladinhos frente a público, mas que "protegidos" pela internet acabam por se expressar com mais facilidade... A esse respeito, por várias vezes me peguei pensando: "como eu queria poder aplicar o Solar com esses alunos... Daria a eles a possibilidade de lerem os textos quando lhes sobrasse algum tempo dentro da rotina atribulada do serviço na Assembleia; poderia ouvir o que pensa aquela menina que sempre senta no fundo da sala e que nunca diz nada durante a aula... Poderia eu mesma estender alguma discussão, lançar mão de algum material novo que tenha visto, registrar os avanços da disciplina... Quantas coisas o Solar me possibilita e que só agora tenho a real dimensão de sua utilidade!!!"

Resumidamente... Sim, eu gosto mais de trabalhar com ensino à distância!


Nenhum comentário:

Postar um comentário