segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dialogicidade em Paulo Freire


Amor
Humildade
Esperança
Pensar crítico 
Fé nós homens

Estas palavras são muito fortes para nós que trabalhas com Educação e Ensino. Paulo Freire, é realmente um exemplo de amor, humildade, esperança, pensar crítico e fé nos homens.
A crença de que todos aprendem não pode ser alheia ao amor e a esperança. Lembro que quando comecei a ensinar e depois nas atividade de tutoria, uma aluna me disse uma vez: "Eu estou aqui estudando porque quero ser igual a você." Isso me fez refletir sobre o meu papel como tutora.
Numa outra ocasião, após um encontro presencial em que dialoguei com os meus alunos, procurando ouvi-los e valorizar os saberes deles, uma aluna me agradeceu por aquele momento e me pediu um abraço.
É tudo isso que precisamos, ou se preferir - é somente isso que precisamos: dialogar com nossos alunos, saber ouvi-los, valoriza-los, ter fé neles, cuidar do nosso ensino e das nossas relações e atividades com amor, humildade e esperança.
A todos vocês, digo que nosso livro de cabeceira deve ser a "Pedagogia da Autonomia" um verdadeiro receituário dos saberes necessários à prática educativa (Freire).
Saudações com amor e esperança, aos colegas educadores, tutores e professores.

M@ria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário