sábado, 20 de julho de 2013

Espaço e Tempo na Aprendizagem a Distância

Atualmente passo pela situação cabível a reflexão sobre tempo e espaço na aprendizagem a distância, enquanto tutor e como aluno. Como tutor procuro deixar o mais claro possível a proposta didática e as atividades a serem realizadas para que o aluno não perca tempo buscando um diálogo de entendimento do que fazer mediante conversa com o tutor. Procuro nas postagens de fóruns aglutinar pensamentos parecidos dos alunos e provocá-los a outras participações com uma mesma postagem. Tento visualizar as postagens e fazer comentário a cada três dias, embora sempre que possível faço uma visita ao fórum. Enquanto aluno tenho maiores dificuldades em manter um rotina, mas posso dizer que a presença do tutor que de maneira coletiva e as vezes individual chama a participação no curso, interfere de maneira decisiva para que retorne a participar. Enquanto aluno e como tutor percebo que cumprir prazos é sempre difícil na educação a distância, por isso sempre envio mensagens relembrando datas e prazos para participações nas atividades. Acredito que não existe um quantitativo fixo de participação e intervenção por meio de mensagens ou nos fóruns realizados pelo tutor que otimize ou dificulte o processo de aprendizagem da turma. Cada uma tem suas características e cabe ao tutor percebê-las para que não se exceda ou seja omisso no curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário