Atualmente passo pela situação
cabível a reflexão sobre tempo e espaço na aprendizagem a
distância, enquanto tutor e como aluno. Como tutor procuro deixar o
mais claro possível a proposta didática e as atividades a serem
realizadas para que o aluno não perca tempo buscando um diálogo de
entendimento do que fazer mediante conversa com o tutor. Procuro nas
postagens de fóruns aglutinar pensamentos parecidos dos alunos e
provocá-los a outras participações com uma mesma postagem. Tento
visualizar as postagens e fazer comentário a cada três dias, embora
sempre que possível faço uma visita ao fórum. Enquanto aluno tenho
maiores dificuldades em manter um rotina, mas posso dizer que a
presença do tutor que de maneira coletiva e as vezes individual
chama a participação no curso, interfere de maneira decisiva para
que retorne a participar. Enquanto aluno e como tutor percebo que
cumprir prazos é sempre difícil na educação a distância, por
isso sempre envio mensagens relembrando datas e prazos para
participações nas atividades. Acredito que não existe um
quantitativo fixo de participação e intervenção por meio de
mensagens ou nos fóruns realizados pelo tutor que otimize ou
dificulte o processo de aprendizagem da turma. Cada uma tem suas
características e cabe ao tutor percebê-las para que não se exceda
ou seja omisso no curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário