domingo, 30 de junho de 2013

Dialogicidade e Paulo Freire: as possibilidades para a EAD

O diálogo na concepção freiriana é aplicável a qualquer modalidade de ensino, pois tem no seu ideal a aproximação professor e aluno e o desenvolvimento de uma relação igualitária na construção do conhecimento. Para a EAD, entendermos o que Paulo Freire coloca sobre diálogo torna-se fundamental para que se consiga ultrapassar as barreiras da distância e o processo de aprendizagem ocorra da melhor maneira possível.
Quando Paulo Freire coloca que o diálogo só pode existir se houver humildade isto implica em dizer que é necessário ser desenvolvido aspectos de respeito e colaboração entre os estudantes em espaços como fóruns, chats e outros trabalhos desenvolvidos em grupo no ambiente virtual.  
Ao falar sobre ter fé nos homens e relacionando este pensamento de Paulo Freire com a EAD, implica em acreditar que todos são capazes de chegar mais adiante não subestimando-os e a cada momento provocando-os, por meio de valorização de seus conhecimentos e questionamentos para que os mesmos possam continuar a criticar seus conhecimentos e construir novos o que irá proporcionar inclusive a capacidade de aprender a aprender e a autonomia. Ao falar de esperança na pedagogia freiriana relaciona-se esta a percepção de cada um sobre a consciência do inacabamento e da necessidade da interação coletiva entre as pessoas para que possam desenvolver-se. Na EAD é fundamental a compreensão do inacabamento, de que não se é detentor de todo conhecimento e exatamente por isso deve interagir com o grupo e tutor para construírem juntos o conhecimento a ser discutido.
Os elementos colocados por Paulo Freire não acontecem de maneira isolada, estão imbricados e acontecem paralelos, assim na EAD é necessário desenvolver estes aspectos não como habilidades isoladas e sim como elementos essenciais para o processo de aprendizagem durante todo o seu percurso no curso.

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