segunda-feira, 10 de junho de 2013

O tempo e o espaço na EAD

Devo confessar que ainda estou aprendendo a lidar com o tempo e o espaço na Educação a distância. As vezes perco muito tempo respondendo ao fórum, pois vejo todas as postagens todos os dias, e respondo nesse tempo. Neste último fórum que acompanhei, já aprendi a responder duas postagens com um comentário, cintando no início o nome dos dois alunos - por exemplo.

Procuro também mandar mensagem para os alunos, quase todos os dias, e mais ainda no fim de semana, para ficar próximo deles virtualmente. Pergunto como vão os estudos, o que estão fazendo, desejo mil e uma coisa..., e tenho recebido respostas respostas (ainda tímidas, mas tenho).

Nesse sentido de receber respostas deles, estou acreditando que tenho que me fazer acessível e mostrar humildade para com eles, para que eles se sintam a vontade para dizer o que sentem, fazem, pensam... etc.

Bem, estas são as minhas aprendizagens de tutora em primeiro semestre. Tenho muita coisa para aprender, e essa formação é só o início.
Um abraço virtual aos colegas - veteranos e iniciantes.
M@ria.

Um comentário:

  1. Maria, eu era (acho que ainda sou) assim como você. Temos que aprender a otimizar nosso tempo em relação a isso. Responder as postagens no fórum individualmente é cansativo. Se vários alunos estão falando sobre um mesmo assunto, escreve pra todos em uma única postagem! Mandar mensagem diariamente pode ter o efeito contrário também, mas felizmente, não é o seu caso. Que bom que está tendo respostas e aprendendo com tudo isso!

    ResponderExcluir