segunda-feira, 17 de junho de 2013

Principais ações didáticas para o bom desenvolvimento de uma disciplina.

A seguir elencamos algumas ações didáticas para o bom desenvolvimento de uma disciplina.  A fim de nortear as ações didáticas de um tutor, para que possam refletir como exemplo para o aluno, é necessário que estejam presentes o compromisso no envolvimento, planejamento e acompanhamento do mesmo desde  a participação nas atividades de capacitação promovidas pela instituição até a finalização.
 O tutor  deve compreender sua função como mediador no processo de ensino com foco no desenvolvimento da autonomia do aluno.
Vale ressaltar aqui a importância de uma boa formação inicial para os tutores bem como sua boa participação. É ele que vai fazer a mediação da aprendizagem durante todo o processo de formação.

Esse aprendizado do tutor refletirá numa boa prática onde ocorrerá uma boa orientação, organização do tempo, atualização no ambiente virtual, na comunicação efetiva entre a turma e a promoção do envolvimento dos participantes quando na construção colaborativa do conhecimento.
Essas ações irão colaborar para a construção do aperfeiçoamento profissional do tutor.
Durante o processo é dado destaque ao tutor enquanto estimulador da promoção dos participantes nas atividades sugeridas, na compreensão da necessidade de sempre motivá-los para a  construção da própria aprendizagem chamando atenção para que  possam se dedicar mais aos estudos; esclarecer sobre as propostas das atividades diárias, o tempo previsto para a resolução das atividades, as orientações sobre como será a avaliação. 

Após a finalização do curso torna-se interessante que o tutor faça suas considerações a cerca do processo fazendo agradecimentos e orientando sobre certificados e outras questões que possam ter ficado pendentes. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário