segunda-feira, 22 de abril de 2013

- Ações didáticas do Tutor -

As ações didáticas do Tutor não diferem muito de um professor. Mas, não somos professores, somos tutores, ou seja, um novo tipo de docente.

Diferente do professor, nós recebemos o conteúdo da disciplina pronto e planejado, inclusive as atividades, os temas de cada fóruns, e o calendário completo, e então nos detemos a executa-lo. 
Precisamos PLANEJAR !!!!
-->>>  nossos horários, as intervenções, as avaliações, o encontro presencial, a avaliação presencial, acompanhar o desempenho dos alunos, etc.

 Elejo esta sequencia de passos (ainda incompleta) dos primeiros passos do tutor ao inciar uma disciplina:
1. Conhecimento e estudo de todo o material que será utilizado na disciplina;
2. Conhecer as atividades propostas e o calendário/agenda;
3. Conhecer e/ou elaborar/planejar os critérios de avaliação de cada atividade;
4. Planejar as intervenções; e executa-las;
5. Corrigir as atividades e responder aos alunos no menor tempo possível.
6. Repassar ao professor conteudista todas as notas das atividades e frequência dos alunos, assim como outras ocorrências;

 Lendo um artigo hoje, e pesquisando para esta postagem me deparei com a ideia de que o tutor é um novo tipo de docente. Assim, ainda estamos aprendendo a ser TUTOR, a ser um novo tipo de docente, que - não é docente, mas Tutor!!! concordo plenamente.

"Mauri Collins e Zane (1996, apud Pallof; Prat, 2002) reconhece as inúmeras tarefas e papéis exigidos pelo professor on-line em quatro áreas distintas: pedagógica, gerencial, técnica e social." http://www.uniso.br/ead/hipertexto/anais/08_AnaRibas2.pdf

1 @br@ç0 virtu@l @0$ c0l3g@s tut0r3$ 3 tut0r@$.

Um comentário:

  1. Maria, e quando vamos para os encontros presenciais, não somos professores? Quando fazemos planejamento, buscamos vídeos, sites, atividades, metodologias, não estamos dando aula? Ser professor é apenas preparar o material didático? Porque nós mediamos discussões, orientamos, nos pronunciamos, corrigimos atividades... exatamente como um professor universitário faz presencialmente, não? Além disso, presencialmente falando, muitas vezes não somos nós quem elaboramos o material didático, não é mesmo?
    Como você vê, não concordo muito com essa afirmação de que "tutor não é professor", mas vou ler o texto que você indica para ver os argumentos utilizados. Obrigada pela sugestão de leitura!

    ResponderExcluir