segunda-feira, 8 de abril de 2013

A Primeira Experiência de Um Tutor


Minha primeira experiência com tutoria não foi nada fácil. Nesta época não tinha feito ainda nenhum curso para tutor e aceitei o desafio de ministrar a disciplina de História da Arte. Apesar de aceitar, ainda desconfiava dos resultados que esta modalidade poderia proporcionar. O ambiente virtual não funcionava direito e era muito lento. Também não tive muito tempo para analisar as melhores formas de utilizar o ambiente, sem contar que tinha poucos horários para interagir com a turma. No entanto quando me deparei com o segundo fórum tive uma boa surpresa, a turma, por conta própria, aderiu ao tema e começaram a interagir de forma intensa e eu percebia que começava a conseguir conduzir de maneira satisfatória. Não posso dizer que a partir de então foram apenas flores, ainda necessitava de maior experiência e de colegas que me orientassem. Pena que isto aconteceu concomitante a disciplina. Mas este primeiro passo serviu para várias reflexões: acreditar no que vai fazer é fundamental, conhecer o ambiente virtual, praticar as atividades antes de solicitar que outros façam para saber se dará certo, organizar horários para estar online, nunca demorar a responder solicitações dos cursistas entre outros. Pensava que terminaria traumatizado, pelo contrário, saí provocado, desafiado a melhorar minha prática nesta modalidade de ensino. Já fazem quatro anos deste episódio, no entanto algo me marcou, a percepção de que podia ter sido melhor. 

6 comentários:

  1. acho que a maioria dos tutores começaram assim, meio nas coxas, inventando uma forma de atuar, se desconstruindo e reconstruindo para conseguir atender ao público que nos esperava em polos, por vezes bem distantes de nós - e talvez mais distantes em cultura que propriamente em espaço...

    ResponderExcluir
  2. Pessoal lindo, é por ai mesmo. A gente aprende mais é no fazer pedagógico. Mesmo depois de leituras, apropriação da Ementa, dos Conteúdos e de tudo mais que consta no Curso. O que irá nos dar a segurança a apropriação e bons resultados, sem dúvida nenhuma, é a dedicação, o compromisso,com o tempo a experiência e o gostar do que fazemos. Todos esses comportamentos serão traduzidos em exemplos de boas práticas.

    ResponderExcluir
  3. Como primeira experiência como Tutora foi sensacional.Logo estava com um pessoal também muito gente boa. Foi uma turma do curso de Gestão Educacional em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Fiz muitos amigos e conheci bons profissionais. Atravessei esse processo com bastante profissionalismo e dedicação, aprendi muito e trago dessa experiência habilidades para conduzir um curso na Modalidade EaD. Mesmo diante de todas as dificuldades como estrutura física, participação de alunos e outras que sempre ocorrem foi uma experiência que me trouxe bons resultados. Valiossima experiência

    ResponderExcluir
  4. Ah esqueci de falar que me senti assim com os sentimentos e expressões muito bem expressas nesse vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=4L527Ar_Kuw
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selma, acho que já me senti assim também, não só na primeira experiência como tutora, mas diante de tudo aquilo que é novo. Gostei da mensagem!

      Excluir
  5. Ackson, assim como você, gosto de ser desafiada. Os desafios nos fazem fazer melhor. Gostei da sua autocrítica ao dizer que sempre há o que se melhorar. Parabéns!

    ResponderExcluir