segunda-feira, 8 de abril de 2013

Aula 01

Foi pedido: "No diário de bordo, escreva as principais ações didáticas que nós, tutores devemos desenvolver e planejar ao ministrar uma disciplina. Faça esse registro dividindo o que devemos fazer antes, durante e após a disciplina"

Antes da disciplina iniciar, é interessante que tenhamos contato com o material das aulas (já que não participamos da elaboração desse material)... Devemos ler as aulas, ver todo o conteúdo que será trabalhado, dá uma olhada nas atividades e na agenda da disciplina.

Durante, devemos manter sempre contato com os alunos... Respondê-los o mais prontamente, porque se eles sentirem que @ tutor(a) está presente, que lhes dá a devida atenção, que se interessa e leva a sério o trabalho, com certeza isso se refletirá no desempenho acadêmico deles. Manter também um diálogo constante com o professor conteudista... E, fora isso, é importante que já dá fazendo a avaliação dos trabalhos e fóruns para que não fique tudo acumulado no final... Organização e compromisso, enfim, acho que são as palavras-chave do comportamento do tutor ao longo da disciplina.

Após a disciplina, o tutor deve finalizar as notas, dar um feedback para os alunos sobre seu desempenho e também para o professor conteudista responsável pela disciplina. Passar-lhe o que ocorreu ao longo da disciplina, os problemas relatados pelos alunos, as dificuldades dos pólos etc. pode ser interessante para a superação dos problemas cotidianos dos alunos...

Um comentário:

  1. É verdade, Úrsula, organização e compromisso são as palavras-chave do nosso ofício.
    Eu acrescentaria que, mesmo não sendo nós que elaboramos o material da disciplina, podemos preparar slides com conteúdos mais aprofundados (ou mais simplificados, dependendo do nível dos alunos) indicar leituras, utilizar músicas, vídeos ou dinâmicas no encontro presencial, que facilitem discussões ou um outro olhar sobre determinado assunto.
    É isso, um abraço.

    ResponderExcluir