segunda-feira, 29 de abril de 2013

Minha primeira experiencia como Tutora,

Inicialmente fiz o curso de Tutoria pela UFC Virtual em 2012. Ao concluir fui convidada a assumir uma turma da disciplina de Prática da Educação Infantil em 2013. Aceitei o convite e fui convocada para a primeira reunião com a coordenadora da disciplina. O objetivo do encontro foi de conhecer a equipe e apresentar o módulo da disciplina.. Assim como, combinar os temas dos seminários que seria a primeira avaliação presencial. Na segunda reunião geral com os tutores foram apresentadas informações quanto as ações logísticas e pedagógicas. Após esse encontro os tutores  tiveram o acesso ao SOLAR.
O contato com a minha primeira turma está ocorrendo no polo de Caucaia. Os encontros virtuais iniciais ocorreram por meio do fórum de apresentação. No qual foi possível perceber que a maioria não havia experiencia na educação. Isso me deixou surpresa! Ao serem indagados pelo interesse de cursarem um curso que não da área de atuação deles, me foi respondido que possuem grande interesse nesse campo de estudo.
Em sua maioria os alunos demonstram interesse nas atividades do SOLAR. Embora há casos de alunos que possuem presença virtual pouco significativa no fórum e chat. E ainda atrasos na entrega dos portfólios. Nesses casos motiva-los é a melhor alternativa para que tentem melhorar nas atividades posteriores. Os encontros presenciais foram bem interessantes, principalmente no que diz respeito aos seminários temáticos. Isso por que foi possível dinamizar os conteúdos até então visto em módulos anteriores.
Por ora não tenho como concluir o texto com a minha experiencia em tutoria, já que estou em processo de consolidação.

Um comentário:

  1. Emanuella, vejo que sua primeira experiência está sendo bem consciente da realidade da EaD, sem fantasias ou expectativas. Quero saber o final dessa história, viu?

    ResponderExcluir