segunda-feira, 6 de maio de 2013

A categoria trabalho e a experiência do tutor enquanto trabalhador

Prezados colegas,

A tese que nos foi apresentada, aborda diversos temas instigantes. Entranto, escolhi abordar a temática da categoria trabalho e contextualizar o trabalhador tutor neste cenário. Bem, o trabalho enquanto categoria central na vida do ser humano, vem passando por diversas transformações, muitas delas fruto das relações laborais advindas da exploração e da intensificação da mais valia.

Trabalho precarizado, mutante, diversificado, virtual... São muitas as variantes do trabalho no mundo contemporâneo. Oscilando dede os tempos mais remotos na história da civilização ocidental, entre prazer e sofrimento, o trabalho esta inserido em nossas vidas de forma crucial. Assim sendo, compreende-lo passa a ser parte fundante  da concepção do homem contemporâneo.

O tutor enquanto categoria laboral e fruto de uma nova profissional, que precisa administrar sua noção de tempo e espaco, para citar apenas alguns dos pontos trabalhados na tese. Qual o tempo de trabalho do tutor? E o seu fazer laboral, situa-se em que espaco geográfico? Nenhum?! Todos?!

As discussões são profundas e amplas, mas por ora detenho-me nessas reflexões iniciais.

Abraços fraternos,
Milena Falcão

Um comentário:

  1. É verdade, Milena, costumo dizer que para nós não há domingo nem feriado, pois temos que entrar praticamente todos os dias no ambiente. Nossos chats quase sempre são aos finais de semana e se nos damos ao luxo de passar mais de 1 dia sem acessar, aparecem um monte de dúvidas urgentes... o espaço? Bom, pode ser de casa, de um outro local de trabalho, da faculdade...

    ResponderExcluir