domingo, 19 de maio de 2013

Um panorama das minhas atividades, caminhos e (des)caminhos de um tutor

Atuo como tutor à distância em EaD. Atividade iniciada no semestre 2012.1 e realizada até o tempo presente;

Realizo o acompanhamento dos alunos durante a jornada deles em disciplinas da graduação, no caso, da Pedagogia. As atividades de tutor para esse fim, envolvem participações em reuniões com a coordenação de tutoria e do curso, como também com o professor coordenação da disciplina, ocasião em que identificamos as principais orientações pedagógicas do curso e das abordagens dos professores. Leio com antecipação o material do curso, conhecendo o conteúdo e apreendendo mellhor o planejamento da disciplina, feito pelo professor coordenador, e replicado pelo tutor. Recepciono os alunos enviando mensagens de acolhimento. Abro foruns de debate. Dialogo com as postagens nos foruns da disciplina. Verifico a participação ou não do aluno no curso, tentando transpor problemas de evasão ou desistência, evitando reprovações por falta no ambiente solar. Divulgo os critérios de avaliação. Aviso sobre os prazos de cada atividade. Tiro dúvidas. Verifico o envio ou não dos portifólios/trabalhos da disciplina. Resolvo problemas de não envio, atraso. Planejo e conduzo encontros presenciais. Corrijo trabalhos da disciplina. Dou retornos quanto ao desempenho dos alunos no processo. Corrijo provas, quando ocorrem. Mensuro e organizo o panorama das notas dos alunos. Avalio, portanto, eles. Com as notas, envio para o professor coordenador. Corrigimos juntos problemas de reprovação, realizando AF - avaliação Final - para os que tiveram problemas. Avalio. Reprovo ou aprovo. Envio para o professor os dados gerados. Encerro a disciplina junto com os alunos com mensagens finais.

Nesse entremeio perçobo que temos grandes desafios:

A valorização docente e discente é um grande desafio. Docente no sentido que percebo a existência efêmera dos tutores, que sem permanência em uma área/local de atuação não tem como se aprofundar nos conhecimentos de sua área, não possui garantias trabalhistas/salarais estáveis, o que faz com que a tutoria apareça como uma atividade secundária em relação a alguma atividade profissional principal que exerce para a própria sustentabilidade financeira. Os professor dessa modalidade também possui vínculo efêmero. Em geral não desenvolve nela ações de pesquisa e extensão.
Os discentes poderiam ser valorizados, no sentido que poderiam participar de atividades acadêmicas de pesquisa e extensão,  socioculturais, em geral não parecem ter vivência acadêmica.

Enumero, assim dificuldades a partir da minha função:
- Descontinuidade do meu trabalho;
- As dificuldades de acesso à internet de muitos alunos, sobretudo os mais afastados da Capital;
- Desmotivação de alunos durante o processo;
- Demora dos alunos em postar mensagens em fóruns;
- Postagens dos alunos realizadas mais por obrigatoriedade do que pela dinâmica do diálogo, não fluindo a participação, muitas vezes aparecendo engessada;
- Poucas, quase nenhuma, postagens de alguns;
- Alguns pólos não possuem estrutura física adequada, como o de Jaguaribe, por exemplo, que nem mesmo tutor presencial existiu em um período que atuei por lá;
- Atraso ou não entrega de trabalhos;
- Predisposição de desistência de alguns alunos.

José Maclecio de Sousa

Um comentário:

  1. Poxa, Maclecio, concordo com tudo o que você disse e lamento essa situação. Confesso que algumas vezes tentei mudar alguns desses pontos, como essa questão da pesquisa e da vivência acadêmica, porém, sem êxito, pois a mentalidade do "vai valer nota?" ainda impera.
    Da forma descrita por você parece que somos máquina que executam ações programadas. Gostaria de ter mais leveza nessas ações para todos os tutores.

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