domingo, 12 de maio de 2013

Organização Racional do Tempo e do Espaço no Ambiente Virtual


Sempre busco  considerar que o tempo interferi na construção da autonomia,  e procuro desenvolver atividades em que o aluno possa, de forma progressiva, controlar a realização das mesmas.
Sabemos que é imprescindível otimizar o tempo didático, aprendendo controlá-lo e potencializá-lo. Para isso, como tutora  procuro organizar e planejar, minuciosamente as situações didáticas no ambiente virtual.
Assim,  procuro orientar claramente os alunos quanto às atividades, organizar os grupos, disponibilizar recursos materiais adequados e definir o tempo previsto para realização da atividade. Se isso não for feito, posso ter sérios problemas com os alunos, pois eles podem alegar que não tiveram conhecimento da proposta.
Dessa forma, como tutora assumo a posição de uma orientadora do trabalho, cabendo aos alunos o planejamento e a execução, levando-os a decidir sobre as escolhas realizadas quanto ao uso do tempo.
Como vimos, é imprescindível otimizar o tempo didático, aprendendo a controla-lo e a potencializá-lo. Para isso, o professor precisa organizar e planejar, minuciosamente, as situações didáticas.
O processo de ensino e aprendizagem é considerado um ato intencional significativo, no qual o indivíduo adquire informações por meio da problematização, do levantamento de hipóteses, da compreensão, do contato com a realidade, com o meio ambiente, com outras pessoas, enfim, com as interações que realiza.
Assim, como tutora não posso ter uma postura autoritária expondo, entre outras coisas, o conhecimento pronto, acabado, inquestionável, sem significado para o aluno e nem ser omisso caindo em um espontaneísmo pedagógico, no qual tudo é permitido incontestavelmente.
Diante disso, procuro ser mediadora proporcionando diferentes alternativas para que o aluno construa seu conhecimento, como por exemplo, proponho questionamentos diversificados e contextualizados. Neles são considerados o desenvolvimento pessoal e a realidade de cada aluno,  levando-o a refletir e problematizar sobre os temas proposto.
Dessa forma o ambiente virtual se constitui em espaço privilegiado de interações onde se reproduzem relações sociais, em que o aluno essencialmente interage com o objeto de conhecimento, juntamente com o tutor e os colegas de curso.
Acredito como tutora, ser fundamental refletir sobre como tenho utilizado o ambiente virtual em todo seu contexto. 

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