Sempre busco considerar que o tempo interferi na construção
da autonomia, e procuro desenvolver
atividades em que o aluno possa, de forma progressiva, controlar a realização
das mesmas.
Sabemos que é imprescindível otimizar o tempo didático,
aprendendo controlá-lo e potencializá-lo. Para isso, como tutora procuro organizar e planejar, minuciosamente
as situações didáticas no ambiente virtual.
Assim, procuro orientar
claramente os alunos quanto às atividades, organizar os grupos, disponibilizar
recursos materiais adequados e definir o tempo previsto para realização da
atividade. Se isso não for feito, posso ter sérios problemas com os alunos,
pois eles podem alegar que não tiveram conhecimento da proposta.
Dessa forma, como tutora assumo a posição de uma orientadora
do trabalho, cabendo aos alunos o planejamento e a execução, levando-os a
decidir sobre as escolhas realizadas quanto ao uso do tempo.
Como vimos, é imprescindível otimizar o tempo didático,
aprendendo a controla-lo e a potencializá-lo. Para isso, o professor precisa
organizar e planejar, minuciosamente, as situações didáticas.
O processo de ensino e aprendizagem é considerado um ato
intencional significativo, no qual o indivíduo adquire informações por meio da
problematização, do levantamento de hipóteses, da compreensão, do contato com a
realidade, com o meio ambiente, com outras pessoas, enfim, com as interações
que realiza.
Assim, como tutora não posso ter uma postura autoritária
expondo, entre outras coisas, o conhecimento pronto, acabado, inquestionável,
sem significado para o aluno e nem ser omisso caindo em um espontaneísmo
pedagógico, no qual tudo é permitido incontestavelmente.
Diante disso, procuro ser mediadora proporcionando
diferentes alternativas para que o aluno construa seu conhecimento, como por
exemplo, proponho questionamentos diversificados e contextualizados. Neles são
considerados o desenvolvimento pessoal e a realidade de cada aluno, levando-o a refletir e problematizar sobre os
temas proposto.
Dessa forma o ambiente virtual se constitui em espaço privilegiado
de interações onde se reproduzem relações sociais, em que o aluno
essencialmente interage com o objeto de conhecimento, juntamente com o tutor e
os colegas de curso.
Acredito como tutora, ser fundamental refletir sobre como
tenho utilizado o ambiente virtual em todo seu contexto.
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