O trabalho de pesquisa (Tese de Doutorado) de Daniel Mill
intitulado: “Educação a Distância e
Trabalho Docente Virtual: Sobre tecnologia, espaços, tempos, coletividade e
relações sociais de sexo na Idade Mídia”, traz grandes contribuições para a
história do pensamento educativo uma vez que reflete a lógica
espaço-temporal que norteia a organização do trabalho escolar. Traça um
paralelo entre o espaço da tradicional sala de aula (que por muitos anos foi
concebida como um lugar onde acontece a educação) e os ambientes virtuais de
aprendizagens (AVA) reconhecida também no mundo da educação contemporânea como “Idade
Mídia”. Nesse rico trabalho de investigação, Mill (2006) analisa “as implicações sofridas pelo trabalho
docente em decorrência das mudanças espaço-temporais introduzidas pelos
processos pedagógicos virtuais.” (p. xvii).
Sem querer puxar para o lado do Maxismo, o que mais me chamou atenção foi o 5º capítulo
intitulado: “A educação a distância no
atual contexto capitalista” por apresentar informações importantes que explicam
o desenvolvimento da modalidade EAD. Para Mill (2006) o empenho de
muitos profissionais da educação trouxe contribuições inestimável para a
Educação a Distância, porém, outros aspectos são importantes para refletirmos a
emergência dessa modalidade de ensino, como são os aspectos políticos, sociais
e econômicos. Em outras palavras, o autor quer dizer que: “a expansão da EaD obedeceu aos
interesses capitalistas de exploração econômica. A EaD estaria sendo vista como
um novo nicho de mercado, em que a exploração das mais-valias absoluta,
relativa e extraordinária configuravam-se como plenamente possível e facilmente
empregável.” (MILL, pg. 32, 2006).
O contexto
capitalista do qual vivemos contribuiu para um ambiente propício para a expansão
da Educação a Distância que, para mim, soa como uma alternativa que veio
contribuir para o triste quadro de educação de hoje. Uma pergunta me inquieta: seria
então a educação a distância uma nova mercadoria já que está organizada por uma
lógica privada? Acho que essa é uma pergunta que, por si só, já daria um mote
para desenvolvermos uma Tese de Doutorado. O que é fato é que com a leitura
desse texto pude ampliar meus conhecimentos acerca da lógica do que impulsionou o grande
desenvolvimento da Educação a Distância no mundo e no Brasil.
Abraços!
Aleksandra, tens razão ao dizer que seu questionamento seria mote para uma tese. O fato é que essa "alternativa" para resolver alguns dos problemas da educação (que é a EaD) acabou por se fixar nos moldes do que já existia. Então os problemas permanecem e se prolongam...
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