A frase mais dita na atualidade é: estamos vivendo na sociedade do
conhecimento. Para mim mais importante do que reproduzir essa frase, é procurar
entendê-la. É procurar responder as seguintes indagações: o que gerou essa sociedade?
Será que tem alguma relação com o aspecto econômico?
Se prestarmos atenção, vamos
perceber que todas essas mudanças que vêm ocorrendo nas últimas décadas no
campo da tecnologia, estão diretamente relacionadas às transformações que vêm
acontecendo em um contexto macro - o econômico. Estas transformações
são consequências do processo de Globalização da
economia que exigiu que o capitalismo mudasse o seu padrão de
acumulação. Isso trouxe para o mundo do trabalho mudanças complexas.
Está acontecendo o que Adam
Schaff chama de “nova revolução técnico-científica” que tem como característica
marcante a substituição da eletromecânica pela microeletrônica como princípio
básico “[...] do processo de automação, ou seja, é a implantação da ‘tecnologia
de informação’ como eixo fundante do processo produtivo.” (SCHAFF, 1993 apud
FERREIRA, 1998, p.101).
Gostei muito de texto de Ana
Beatriz Gomes Carvalho – A WEB 2.0,
Educação a distância e o conceito de aprendizagem colaborativa na formação de
professores – porque ela começa exatamente explicando isso:
“O surgimento da sociedade pós‐moderna está associado ao novo padrão de acumulação flexível
e todos os seus impactos no modo de viver, produzir, trabalhar, etc. Estas
mudanças são associadas ao processo de Globalização que nada mais é do que a
unificação dos mercados em uma grande rede mundial.”
Se a Globalização trouxe a
unificação dos mercados, trouxe também a aproximação entre os países e
consequentemente entre as pessoas, com o surgimento rede mundial de
computadores. Com todo mundo conversando com o mundo todo, surge a sociedade em
rede. Com todo mundo passando informações pro mundo todo, surge a sociedade da
informação, que faz surgir a Cibercultura, o Ciberespaço.
É nesse contexto globalizante que
a internet vai avançando, vai evoluindo e fazendo surgir novas ferramentas que
aumentam cada vez mais a interação, a cooperação, a reciprocidade e o
intercâmbio entre os usuários, transformando-se assim em WEB 2.0.
E nós professores que estamos
vivendo na Contemporaneidade não podemos ficar alheios a todas essas
transformações. Pelo contrário, temos que fazer da WEB 2.0 uma aliada de nossa
prática pedagógica. Pois ela além de otimizar as informações ainda potencializa
nosso trabalho com ferramentas como Blogue,
YouTube, Flickr, Delicious e Podcast.
·
Com a construção e o uso de um Blogue em sua disciplina, o professor
pode fazer da internet a extensão de sua sala de aula. Será lá que os alunos
vão ver os recados, datas de provas, seminários; vão postar pesquisas ou
trabalhos individuais e em grupos; vão trocar arquivos com os colegas; etc.;
·
Já com o YouTube,
o professor pode estimular a pesquisa ou a produção, a edição e a postagem
de vídeos (curtas, documentários) pelos alunos que abordem temas transversais,
por exemplo;
·
Com o Flickr,
os alunos podem organizar, armazenar e compartilhar álbuns fotográficos de
eventos diversos da escola como Feira Científica, Amostra Cultural, Gincana,
Campeonato Esportivo, etc.;
·
Usando o Delicious
cada professor da escola pode organizar juntamente com a turma, vários
grupos de sites favoritos de acordo com a disciplina que leciona;
·
Finalmente com o Podcast o professor pode proporcionar entre os alunos a transmissão
e distribuição de noticias, áudios, vídeos e informações diversas da internet
de maneira fácil, rápida e gratuita.
As
ferramentas estão aí por toda a parte. Cabe a nós professores, sabermos dominá-las
e utilizá-las ao nosso favor. Caso contrário, nossos alunos ficarão anos-luz, a
nossa frente e cada vez menos interessados pela escola.
Excelente texto, Carmen! Você reflete, faz referências e ainda coloca sua voz no texto. Agora fiquei curiosa: você utiliza algum desses recursos em suas aulas? Confesso que dois deles eu nunca utilizei...
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