domingo, 9 de junho de 2013

Relembrando a Dialogicidade Freiriana e usando-a na EAD



Paulo Reglus Neves Freire (1921 - 1997) educador brasileiro afirmava que à Educação Libertadora cabia questionar concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a uma transformação.
 No trabalho com a alfabetização de adultos os conteúdos chamados de “Temas Geradores” eram retirados da vida prática dos alunos e explorados nos “grupos de discussão”. Sua Educação Problematizadora ou Educação Popular influenciou expressivamente sindicatos e organizações de movimentos populares em diversos países do mundo.
Em sua pedagogia Paulo Freire adotava o conceito de diálogo como sendo um instrumento de libertação do indivíduo. A dialogicidade freiriana é composta por 5 elementos (amor, humildade, fé nos homens, esperança e um pensar crítico) que se aplicam muito bem à educação a distância.
Numa prática pedagógica onde a interação física/real entre educador e educando não ocorre frequentemente é preciso ter outro elemento para substituí-la. Neste caso a afetividade/o amor entre esses atores.
Se na educação à distância o foco é o estudante, o tutor não deve se sentir superior ao aluno. Não deve subestimá-lo. Ao contrário deve estar preparado para ouvi-lo e orientá-lo. Daí a importância do elemento humildade.
Ao trabalhar com adultos Freire pôde praticar sua fé nos homens, pois todo saber do cotidiano era aproveitado e valorizado. Em EAD também é preciso acreditar no potencial que cada aluno carrega.
O aluno da EAD deve ser movido por uma força que o impulsiona para frente numa busca constante. Essa força é a esperança. Esperança em aprender sempre algo novo, em ser aprovado em uma disciplina, em poder concluir com êxito o curso, etc.
Assim como os alunos de Freire, nossos alunos também devem ser estimulados a questionar sempre a realidade a sua volta para só assim desenvolver um pensar crítico. É importante nunca perder a capacidade de se indignar e assim buscar a transformação do que está posto. Tudo isso começa na EAD com a reflexão do aluno sobre o seu próprio aprendizado.
Colocando em prática cada um desses elementos sugeridos por Paulo Freire, professores e alunos não só da educação à distância como de qualquer outra modalidade de ensino, poderão desenvolver relações dialógicas que se tornarão em interações significativas para ambos.

Um comentário:

  1. Carmen, apesar de não ter atuado ainda na EaD, você fala como uma tutora bastante experiente. Parabéns!

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