Paulo Reglus Neves Freire
(1921 - 1997) educador brasileiro afirmava que à Educação Libertadora cabia questionar concretamente a realidade das
relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a uma
transformação.
No trabalho com a alfabetização de adultos os
conteúdos chamados de “Temas Geradores” eram retirados da vida prática dos
alunos e explorados nos “grupos de discussão”. Sua Educação Problematizadora ou
Educação Popular influenciou expressivamente sindicatos e organizações de
movimentos populares em diversos países do mundo.
Em
sua pedagogia Paulo Freire adotava o conceito de diálogo como sendo um instrumento de libertação do indivíduo. A
dialogicidade freiriana é composta por 5 elementos (amor, humildade, fé nos homens, esperança e um pensar crítico) que
se aplicam muito bem à educação a distância.
Numa
prática pedagógica onde a interação física/real entre educador e educando não
ocorre frequentemente é preciso ter outro elemento para substituí-la. Neste
caso a afetividade/o amor entre esses atores.
Se
na educação à distância o foco é o estudante, o tutor não deve se sentir
superior ao aluno. Não deve subestimá-lo. Ao contrário deve estar preparado
para ouvi-lo e orientá-lo. Daí a importância do elemento humildade.
Ao
trabalhar com adultos Freire pôde praticar sua fé nos homens, pois todo saber do cotidiano era aproveitado e valorizado.
Em EAD também é preciso acreditar no potencial que cada aluno carrega.
O
aluno da EAD deve ser movido por uma força que o impulsiona para frente numa
busca constante. Essa força é a esperança.
Esperança em aprender sempre algo novo, em ser aprovado em uma disciplina, em
poder concluir com êxito o curso, etc.
Assim
como os alunos de Freire, nossos alunos também devem ser estimulados a
questionar sempre a realidade a sua volta para só assim desenvolver um pensar crítico. É importante nunca
perder a capacidade de se indignar e assim buscar a transformação do que está
posto. Tudo isso começa na EAD com a reflexão do aluno sobre o seu próprio
aprendizado.
Colocando
em prática cada um desses elementos sugeridos por Paulo Freire, professores e
alunos não só da educação à distância como de qualquer outra modalidade de
ensino, poderão desenvolver relações dialógicas que se tornarão em interações
significativas para ambos.
Carmen, apesar de não ter atuado ainda na EaD, você fala como uma tutora bastante experiente. Parabéns!
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