segunda-feira, 29 de abril de 2013

O papel do Tutor, antes, durante e após a finalização do curso




A fim de nortear as ações didáticas de um tutor, para que possam refletir como exemplo para o  aluno, é necessário que estejam presentes o compromisso no envolvimento, planejamento e acompanhamento do mesmo desde  a participação nas atividades de capacitação promovidas pela instituição até a finalização.
 O tutor  deve compreender sua função como mediador no processo de ensino com foco no desenvolvimento da autonomia do aluno.

Vale ressaltar aqui a importância de uma boa formação inicial para os tutores bem como sua boa participação. É ele que vai fazer a mediação da aprendizagem durante todo o processo de formação.

Esse aprendizado do tutor refletirá numa boa prática onde ocorrerá uma boa orientação, organização do tempo, atualização no ambiente virtual, na comunicação efetiva entre a turma e a promoção do envolvimento dos participantes quando na construção colaborativa do conhecimento.
Essas ações irão colaborar para a construção do aperfeiçoamento profissional do tutor.
Durante o processo é dado destaque ao tutor enquanto estimulador da promoção dos participantes nas atividades sugeridas, na compreensão da necessidade de sempre motivá-los para a  construção da própria aprendizagem chamando atenção para que  possam se dedicar mais aos estudos; esclarecer sobre as propostas das atividades diárias, o tempo previsto para a resolução das atividades, as orientações sobre como será a avaliação. 
Após a finalização do curso torna-se interessante que o tutor faça suas considerações a cerca do processo fazendo agradecimentos e orientando sobre certificados e outras questões que possam ter ficado pendentes.


3 comentários:

  1. Fica a dica de outras ações em que o Tutor deverá desempenhar para ter pelo menos poucas dificuldades em levar adiante sua turma:

    1. Apropriação de todo o material que será utilizado na disciplina;
    2. Ter compreensão das atividades sugeridas e a agenda sugerida.
    3. Seguir de forma coerente os critérios de avaliação de cada atividade;
    4. Refletir e planejar as intervenções junto ao cursista para um melhor desenvolvimento do cursista para saída de situações de conflito.
    5. Dar retorno das atividades através de respostas aos alunos no menor tempo possível.
    6. Indicar as notas das atividades e frequência dos alunos, assim como outras ocorrências;

    Essas orientações bem seguidas podem promover um bom andamento nos cursos.Abraços!

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  2. Galera fazendo as leituras sobre "Tutor" e achei super interessante essas considerações a cerca do papel do Tutor:
    Segundo Azevedo (2005, p.75)
    "É preciso que o tutor crie e organize rotinas e escolha de modo
    consciente aquilo que vai e o que não vai fazer de acordo com o que é realmente importante. A sensação de presença constante do
    professor é resultado da combinação de dois fatores: a assincronia, que permite a comunicação, mesmo quando as pessoas não estão conectadas ao mesmo tempo e a regularidade de conexão do tutor, que não precisa ocorrer o tempo todo, mas deve seguir um padrão (pela manhã, à tarde, toda noite, ou um pouco em cada).

    Para uma definição ampla como essa se não gostar do que faz não será um curso com bons resultados nem para o cursista nem para o Tutor. Bom dia!

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  3. Selma, muito bom o seu texto. Eu percebo que muitas vezes aprendemos com o exemplo aqui também, através de uma prática de um (a) colega, de uma atitude dele (a), que acabamos levando pra nossa prática também.

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