domingo, 21 de abril de 2013

De volta para o futuro!

José Maclecio de Sousa
Eis o meu diário. E de bordo. De um viajante que precisou, devido os aportes tecno-midiáticos da hipermodernidade se deslocar para 2012, retirando reminiscências para construir cenários da EaD vivida. Aqui as registro afim de revermos àquelas cenas. Fato fantástico. Adentro o carro de Marty-MacFly e vou à velocidade da Luz. Primeira visita: o tutor em casa acolhendo os alunos por mensagens. Do corredor do apartemento avisto ele, sentado em seu birô, mirando vezenquando o céu, preparando uma boa acolhida de seus alunos. Não sabia quem seriam. Quem seriam? Chegariam com muitos problemas? Teriam interesse? Escreve um punhado de frases. Brinca com as palavras e envia. Cansado pela rotina, visa durmir. Saio rapidamente pelo corredor e entro na carona de Marty, novamente viajamos no tempo. Chegamos noutro ponto, o dia das primeiras postagens no fórum. O tutor acessa o sistema. Surpreso, vê respostas na caixa de mensagem, assim como posts no primeiro fórum. Nossa como ágeis são! Vejamos do que tratam. Poxa vida, reclamações. Mudaram o sistema do modular para o semestral sem consulta aos alunos. Tenta o tutor, iniciante ,diga-se, acalmar a turma. Dialogar com ela sobre. Mudanças bruscas difíceis de assimilar pela turma, tentativa vã, mas necessária, de conciliar o grupo com os ditames do sistema. Noutro trecho do tempo, vejo o tutor preocupado. Percebeu que a mudança de sistema abriu janelas, portas e tantas outras saídas para os atrasos de trabalhos, posts, mensagens, riscos de evasão e desistência... abria o fórum e lhe parecia uma árida paisagem texana, típica de filmes faroestes. Optou ele pela linguagem provocativa. Questionamentos diretos, com uso dos nomes d@s participantes. Postou uns videos do youtube. Mandou mensagens, brandamente cobradoras. Pouco tempo depois, algumas respostas. Resssucitaram alguns alunos. Daí, em diante, já formavam um grupo presente, que menor, dava vida aos fóruns. Aliás, dava vida ao processo. Reanimava o tutor que de início se achava perdido. Flash de tempo, chegamos no encontro presencial em Caucaia-CE. Qual surpresa o grupo tivera ao perceberem que o tutor colou foto por foto do Solar de seus/suas alun@s em slide, brincando com a mistura virtual/real que se colocava na relação! Laços feitos. Laços conduzentes. De lá até o fim do semestre foram um cem números de mensagens, postagens, comentários, discussões, umas não tão engajadas, outras surpreendentes, permitindo com que o tutor e @s alun@s pudessem conhecer-se em partes. Viagem longa no tempo. Penso que temos que terminar esse retorno, pois qualquer alteração que eu possa provocar no continuum, faria com que toda a história mudasse. Antes, porém, acompanhei o fim do semestre. Vi alguns problemas do tutor e da turma. Atrasos de trabalho. Esticaram por demais o tempo, indo além do sistema. Mas, no fim, sobrevivência. Lançou, as notas da turma para a professora coordenadora e pensou sobre o prazer de conhecer alguns da turma, além do aprendizado que teve. Achou válido tanto para a EaD, quanto para o ensino presencial que estava conduzindo. Gostaria ele de tentar de novo e dessa vez considerando tudo o que passou. Mas, sem querer derrubei um copo no chão da cozinha. O tutor foi ao local para saber o que ocorria. Já não estava por lá. Ufa! Retornei da viagem e estou a relatar sobre esses (des)caminhos da primeira jornada que tive. Que bom que assim o revi, respeitando aquele moço inexperiente e cabreiro. Hoje cheio de ideias novas como antes também tivera. Será que consiguirei fazer valê-las nas novas experiências? Espero que sim. Até a próxima viagem. :)

4 comentários:

  1. Olá Maclecio, que bacana essa ideia de colocar as fotos no slide, vou tentar aderir na próxima disciplina.

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  2. Oi Maria foi muito legal mesmo. Passamos um tempo brincando de adivinhar quem era quem. e a surpresa foi geral. eu recomendo. maclecio

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  3. Puxa, Maclecio, que texto legal, o seu! Aliás, desde sua primeira postagem no fórum, me tornei fã de sua escrita: um estilo leve, bem humorado, mas um tanto quanto poético e mesmo reflexivo.
    Nesse seu relato, em forma de crônica (me lembra muito o estilo de Veríssimo, por sinal), você se põe ora como protagonista, ora como observador. Muito interessante, tanto sua forma de narrar os fatos como as reflexões feitas por você e a metodologia utilizada com sua turma. Gostei!

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  4. Ahhh, obrigado.

    Estou experimento essa linguagem, notando que ela tem um alcance diferente, tanto quando a registro, pelo prazer de socializar a essa maneira, quando na leitura dela, quando percebo que isso torna o contéudo mais aproximado das pessoas. Tem sido um aprendizado também pra mim, acho que tem me ajudado a refinar meu estilo pedagógico. :) maclecio

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