segunda-feira, 8 de abril de 2013

O Papel do Tutor Antes, Durante e Depois

Antes de começar o curso devemos organizar nossos horários para participação nos fóruns (se houver-los). Analisa detalhadamente as aulas que serão ministradas, verificar vídeos, textos, sites que possam proporcionar aos participantes maior clareza ou aprofundamento dos conteúdos. 

Durante o curso temos que, o mais breve possível, conhecer e identificar características dos alunos como: qual seu tempo para o curso, que horários ele estará online, se seu ritmo de aprendizagem e participação precisam de um olhar diferenciado. Sempre responder nos fóruns e outras solicitações feitas o mais rápido possível. Ser sempre o motivador da turmar, estimulando-os a participarem, interagirem nas postagens dos outros. Subsidiar com outras estratégias aqueles que possuem dificuldades na compreensão de uma aula ou conceito. Orientá-los quando estiverem fugindo do foco nas discussões, promover o respeito e a ética entre os participantes.

Após o curso é importante dar um feed back para os alunos sobre o desempenho, não atrasar a finalização das notas, analisar sobre o seu trabalho desenvolvido, se atingiu os objetivos pensados no início do curso. Relatar reclamações e problemas estruturais do curso (ambiente virtual, conteúdo, condições do polo).

4 comentários:

  1. Ainda dizem que atuar como tutor e fácil! (rsss) compreendo ser essas características fundamentais. Entretanto, dependendo do ritmo da turma algumas delas tornam-se extremamente delicadas. Para exemplificar, tenho três turmas em andamento. Em uma, tenho nove alunos pouco participativos e apesar das varias estratégias, ainda nao consegui a efetiva participação dos mesmos nos fóruns. Nas outras duas turmas, tenho 65 alunos em cada! São extremamente participativos e para acompanhar tudo teria que ficar on line 24h! Neste caso, procuro nortear as discussões focando nos aspectos pertinentes ao aprendizado deles.
    Mas, e sempre importante lembrar desses pontos e tentar nos aproximar deles. Emendo nossas praticas.

    Abraços virtuais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem realidades bem diferentes entre as turmas,mas poderíamos ainda dizer que dentro da própria turma as realidades podem ser bem diferentes. Cada qual tem seu tempo e ritmo de aprendizagem, além de tempo para conectar-se e estudar, outros possuem tempos diferentes em relação a utilização do ambiente virtual e das tecnologias. O papel do tutor também é perceber estes aspectos e alguns outros.

      Excluir
  2. Acredito ser fundamental, ao iniciar uma tutoria, conhecer e ter segurança no conteúdo a ser trabalhado. A leitura do material, bem como a compreensão das atividades e agenda, ajudam na condução do processo. Ao iniciar com uma turma, considero importante uma breve apresentação entre os participantes,motiva-los a participação e ao estudo. Sempre observo no ícone Acompanhamento como estao os acessos e envio mensagens aos alunos que estao pouco presentes. Essa ação tem gerado bons resultados, pois eles passam a perceber que estamos atentos, que são importantes. Outro aspecto importante e acompanhar as discussões nos fóruns, tanto no aspecto conteúdo, como na linguagem.
    Sempre que possível, fornecer feedbacks aos alunos sobre suas atividades e quando há tempo e há necessidade, solicito que refaçam.
    Também e importante estimular pesquisas adicionais, bem como a interação e troca entre os alunos.
    Quando da finalização de um fórum e bacana uma síntese. Também e fundamental que o tutor inicie as discussões no fórum.
    Caso seja realizado um chat, uma estratégia que o torna viável e a divisão da turma em grupos menores.
    Na realização dos encontros presenciais, acredito que a preparação de momentos dinâmicos e morticínios funcione como um recurso impulsionador ao aprendizado.
    Quando da finalização da disciplina, o feedback ao aluno funciona como uma forma de aprendizado e pode ser útil em outras disciplinas, melhorando o seu rendimento acadêmico.

    Ábacos

    ResponderExcluir
  3. Ackson e Maria, é muito bom poder observar, nos discursos de vocês, de que forma vocês conduzem suas turmas, e como têm a convicção de que há diferenças entre os alunos!

    ResponderExcluir