sábado, 13 de abril de 2013

O papel do tutor!




Estudos comprovam que a modalidade EAD está em crescente expansão no Brasil, todavia, existe desafios que precisam ser superados para se ter legitimidade como a do ensino presencial.  São paradigmas que dia a dia são quebrados, o que nos dá uma responsabilidade, ainda maior, de mostrarmos as significativas contribuições desse aprendizado. A dinâmica da aprendizagem sofre constantes mudanças conforme a aceleração do mundo. A EAD atende uma nova nova demanda onde o tutor tem um grande desafio que é de promover uma educação significativa na vida dos envolvidos. Nesse caso, cabe a ele o papel de orientar a aprendizagem dos estudantes e participar no acompanhamento da aprendizagem em cursos na modalidade a distância. Para isso ele precisará de um planejamento e ter uma boa interação com os cursistas, sendo ele o mediador e promotor de uma educação dialógica. O tutor precisará ter em mente que a avaliação deve seguir critérios próprios e específicos para que seja uma ferramenta eficaz que compreenda o aluno em sua amplitude.
Dentre tantos pontos que contribuem e precisam ser visto pelo tutor, elenquei apenas alguns que julgo  importante:
  • Primeiramente o tutor precisará estudar o material pedagógico do curso (incluindo todas as ferramentas no ambiente do AVA). 
  • Precisará combinar com os cursistas o 1º encontro presencial e mostrar aos cursistas que esses encontros são importantes no processo educativo. 
  • Ter uma data definida e um espaço para a realização dos encontros  presenciais e comunicar, antecipadamente, o endereço e a data para os cursistas. 
  • Acompanhar os alunos e o seu desenvolvimento no AVA como citado anteriormente. 
  • Perceber as dificuldades dos alunos e tentar superar, junto a eles, suas fraquezas, entre outras coisas.

Ou seja, o tutor orienta e provoca a aprendizagem em EAD como um facilitador do processo ensino-aprendizagem.

Abraços!

 
 


 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Aleksandra, seu texto está ótimo!
    Ressalto, apenas que não somos nós que combinamos o dia do encontro presencial, infelizmente. Eles são agendados pela própria universidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não fui tutora nessa instituição e achava que éramos nós que marcávamos as datas dos encontros presenciais! Obrigada pela informação!

      Excluir