Quando falamos em prática docente, não podemos deixar de pensar na formação
docente que ocorre não apenas durante os cursos de formação, mas durante toda a
vida profissional, dentro e fora da sala de aula.
Para isso é preciso dar ao professor oportunidades de conhecimento e de
reflexão sobre o “ser professor”, ou seja, sua identidade como docente, seus
estilos e seus anseios e também é preciso que o docente tenha oportunidade de
fazer escolhas conscientes sobre o uso das formas mais adequadas ao ensino de
um conhecimento e no tempo disponível para que esse ensinar aconteça.
Conforme Mill (2006), a sala de
aula e outros espaços educacionais são tecnologias desenvolvidas para dar
suporte a diferenciadas propostas pedagógicas. Reside, nesse espaço escolar,
uma importância formadora. A forma como ele está organizado interna e externamente,
a definição das suas unidades de funcionamento, como ele é explorado, apropriado,
ocupado e definido evidenciam a história dos grupos que o conformam.
Em nossas relações
cotidianas não podemos deixar de sentir que as tecnologias transformam o modo
como nós dispomos, compreendemos e representamos o tempo e o espaço à nossa
volta. Sem nos darmos conta, o mundo tecnológico invade a nossa vida e nos
ajuda a viver com as necessidades e exigências da atualidade.
A velocidade em que as transformações tecnológicas acontecem, vem impor
novos ritmos e dimensões à tarefa de ensinar e aprender, para isso é necessário
estar em permanente estado de aprendizagem e de adaptação.
É verdade, Rosane. Na sala de aula "física", podemos fazer uma aula de campo, ir para o jardim, para a praça, para o museu. Na sala virtual, podemos ir para o youtube, o scielo, a wikipedia, o facebook, o blog, etc.
ResponderExcluirÉ preciso ter em mente sempre os objetivos ao lançarmos mão desses recursos.