domingo, 5 de maio de 2013

Tutoria e o fazer pedagógico: um trabalho compartilhado?

A ações didáticas do tutor em primeira instância pode ser associada unicamente ao professor  e alunos, no entanto há o envolvimento efetivo de outros autores como tutor presencial e o coordenador da disciplina. 
A presença desses autores nas atividades de fórum, portfólio, chat, blog entre outras ocorrem de acordo com "a necessidade do envolvimento" juntamente com o tutor.
A relação de cada professor/função nessa modalidade de ensino beneficia os alunos, haja visto que são professores que juntos compartilham as ações da educação a distância. De maneira particular cada professor exerce atribuições diversas nessa modalidade de ensino. 
Podemos exemplificar algumas situações, tais como, quando o tutor presencial acompanha uma turma desde o início do curso e recebe um recém tutor a distância. Nesse encontro pode ser informado ao tutor a distância as especificidades da turma quanto a horário, hábitos entre outras situações.
No que diz respeito ao coordenador da disciplina verifica-se a intervenção na relação tutor-aluno e sugestões de ações 
Por fim, apesar das situações acima mencionadas o tutor é que lida diretamente com o alunado: ensinando, intervindo, motivando, discutindo o saber.Ações que desembocam no fazer pedagógico. 
Retomando a pergunta do título do texto, podemos dizer que o trabalho é compartilhado, mas não o fazer pedagógico propriamente dito. 

     

2 comentários:

  1. Cara colega,

    Com essa lista de atribuições, fico a pensar se a função de tutor não esta cada vez mais precarizada? Aparentemente, mais simples, nos demanda uma serie de estratégias e habilidades que precisamos desenvolver! E as questões pertinentes a esse trabalhador, no que tange ao aspecto trabalhista? Onde ficam...?!

    Bom, somente uma reflexão.

    Abraços

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  2. É verdade, Milena. Nossas funções são muito mais complexas. Perceba que praticamente tudo está lá pronto, os alunos sabem as datas de entregas de portfólios, chats e fóruns e ainda assim temos que lembrá-los de tudo isso. Além disso, temos que verificar quem participa e quem está ausente e convidá-los a participar, indagando por alguma dificuldade e nos colocando à disposição para ajudá-los.
    Acabamos trabalhando muito mais do que presencialmente, pois não temos fim de semana nem feriado. O acesso tem que ser diário e acabamos entrando no AVA várias vezes ao dia.
    Quanto aos aspectos trabalhistas, as universidades resolvem da seguinte forma: nos nomeiam "bolsistas" e dizem que não temos vínculo empregatício com a instituição. Simples assim! E nós nos sujeitamos a isso... #triste

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