terça-feira, 30 de abril de 2013

Tempo e espaço na tutoria

"(...) como as mudanças de tempo e espaço introduzidos pelos processos pedagógicos virtuais podem influenciar o trabalho docente? E você? Como trabalha com o tempo e o espaço nas atividades de tutoria?"

Algo é certo: o campo da educação nunca mais será o mesmo depois da invenção e popularização das tecnologias de comunicação modernas.

Podemos, às cinco da manhã, ligar a TV e assistir ao Telecurso, aprender sobre qualquer assunto, relembrar velhas matérias que há muito não ouvíamos nem falar. Computadores, rádios, smartphones etc., etc., etc... Há toda uma parafernália tecnológica que nos une e põe para circular um bojo de informações todos os dias que nos informam e nos formam instante a instante. E toda essa chuva de informação, obviamente, bate a porta da escola. E como ignorar? Dá para fazê-lo? Cada dia mais impossível... Cabe ao professor, penso eu, estar sempre "antenado", não ignorar, não fugir, mas se apropriar dessas novas ferramentas e tentar usá-las da melhor forma possível em seu cotidiano profissional.

Quanto ao tempo e espaço no meu trabalho de tutoria, isso já foi um problema! Porque eu queria estar o tempo todo na plataforma... Isso consumia muito o meu tempo! Não fazia mais nada...

Hoje, aprendi a criar horários... Tiro meia hora ao longo do dia e mais meia hora a noite para responder fóruns e mandar mensagens. Tento me policiar para não "exagerar na dose". Gosto dessa flexibilidade que o trabalho a distância me possibilita... Porque eu posso fazer as minhas coisas, estudar para minha tese, cumprir meus afazeres maternais e, ainda assim, trabalhar, exercer minha profissão. Acho isso ótimo!



Um comentário:

  1. As tecnologias de comunicação 'modernas' estão mesmo revolucionando a educação. Esta semana, uma me sugeriu uma página no facebook para postar informes e noticias. achei isso ótimo! acho que vou aderir para os alunos de cursos presenciais, hj todo mundo tem facebook; podem até nao entrar no ambiente online todos os dias, mas o facebook todos entram. rsrsrs

    ResponderExcluir